Você está visualizando atualmente A importância da manutenção de GUINDASTES ARTICULADOS

A importância da manutenção de GUINDASTES ARTICULADOS

Os guindastes articulados exercem grande influência dentro da empresa. Sem esse equipamento, atividades rotineiras como o transporte de mercadorias seriam praticamente impossíveis de realizar. Logo, os gestores precisam se atentar para a manutenção de guindastes articulados.

Essa é a forma mais simples para garantir a segurança e confiabilidade dos equipamentos. Além disso, as revisões periódicas garantem que os retornos sobre o investimento sejam atrativos no médio a longo prazo.

O QUE SÃO REVISÕES PERIÓDICAS?

Manutenção de guindastes articulados, ou revisões periódicas, são serviços que mantêm ou preservam a integridade do equipamento. Durante a visita, o técnico especializado confere diversos itens através de um check list, conforme previsto no manual de operação.

A primeira revisão acontece após as primeiras 50 horas de utilização do equipamento, e os seguintes itens são verificados:

  • Reaperto de prisioneiros de fixação do guindaste
  • Reaperto de conexões hidráulicas de tubos e mangueiras
  • Substituição dos filtros de alta pressão e filtros de retorno
  • Verificação do nível de óleo hidráulico
  • Inspeção visual de componentes estruturais

As demais revisões acontecem a cada 1.000 horas de utilização ou pelo menos 1 vez ao ano. Os seguintes itens são verificados nesta manutenção:

  • Reaperto de prisioneiros de fixação do guindaste
  • Reaperto de conexões hidráulicas de tubos e mangueiras
  • Inspeção de folga na coluna do guindaste
  • Substituição dos filtros de alta pressão e filtros de retorno
  • Verificação do nível de óleo hidráulico
  • Inspeção visual de componentes estruturais
  • Inspeção visual do gancho de carga
  • Inspeção visual do cabo de aço do guincho (caso equipado)
  • Teste de funcionamento dos dispositivos de segurança
  • Teste de funcionamento do controle remoto (caso equipado)
  • Teste de funcionamento de bomba e tomada de força
  • Teste de funcionamento de todos os acessórios
  • Teste de funcionamento de alavancas do comando e hastes de comutação
  • Lubrificação geral do equipamento
  • Substituição do óleo hidráulico do guindaste
  • Substituição do óleo de engrenagens do guincho de cabo (caso equipado)

É importante que os gerentes de manutenção entendam como esses fatores influenciam no desempenho dos guindastes articulados. O óleo e os filtros, por exemplo, são parte do sistema hidráulico, que atua como o “coração” dos equipamentos. Logo, precisam estar em boas condições. 

manutenção certifica que não há contaminantes no sistema, que podem ocasionar perda de componentes. Do contrário, o guindaste pode parar durante a operação ou apresentar vazamentos indesejáveis. 

Durante a revisão periódica, o técnico especializado também certifica que os prisioneiros de fixação estão bem apertados. Assim, garante a estabilidade do guindaste no caminhão e minimiza as chances de acidentes. 

IMPORTÂNCIA DAS REVISÕES

Entender o que são as revisões periódicas ajuda gestores a reforçar a importância de agendar as manutenções. O objetivo é evitar falhas e acidentes através de uma ação preventiva, independente da tipologia do equipamento. Por isso, o mais recomendado é acionar uma empresa autorizado em intervalos de tempo programados. 

Assim, a empresa contribui para o aumento da vida útil do equipamento. Existem guindastes articulados em operação há mais de 20 anos. Isso só foi possível graças à conservação e às revisões periódicas. Ao fazer as manutenções periódicas, preserva-se os componentes estruturais e hidráulicos do equipamento.

Outro ponto de atenção está no fator de economia. Engana-se quem pensa que é mais barato chamar os técnicos apenas quando há problemas. Na verdade, é o contrário: a manutenção evita que os mesmos fiquem parados por muito tempo, afetando a produção. Dessa forma, reduz os custos operacionais. 

SE NÃO FOR FEITA A MANUTENÇÃO?

O principal problema está nos contaminantes, que impactam negativamente os componentes hidráulicos. Como vimos anteriormente, esse é o “coração” do equipamento, então é de extrema importância que os filtros sejam trocados. A qualidade do óleo hidráulico também é importante, caso contrário, os guindastes articulados podem parar no meio de uma operação. 

Além disso, a manutenção de guindastes articulados engloba a parte estrutural do equipamento. Sem a realização de inspeções visuais periódicas, há o risco de ocorrer quebras que podem causar incidentes ou acidentes durante a operação.

É importante reforçar que existe uma série de normas que regulamentam o uso de guindastes articulados em canteiros de obra. É o caso da NR-12 — Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, que trata de projeto, fabricação, importação, comercialização e utilização de máquinas e equipamentos. Seu objetivo é simples: garantir a segurança do trabalho durante o uso dos guindastes e de outros equipamentos.

Essa é uma das normas mais importantes e extensas da Consolidação das Leis Trabalhistas. Ela exige informações completas sobre todo o ciclo de vida dos guindastes articulados e outras máquinas. Isso inclui a manutenção de guindastes, seu transporte, utilização e até mesmo eliminação ao final da vida útil.

Por isso é tão importante fazer revisões periódicas nesses equipamentos. É dever da empresa garantir o bem-estar de seus funcionários, promovendo a segurança no ambiente de trabalho. 

fonte: www.palfinger.com