A grande vantagem de usar um mini guindaste sobre esteiras é seu tamanho compacto, mas esses modelos oferecem uma variedade surpreendentemente grande de opções de elevação. Os mini guindastes sobre esteiras permitem operações de guindaste que antes não eram possíveis.
Essas máquinas convenientes, que ainda são relativamente desconhecidas para muitos, podem ser usadas para uma ampla variedade de finalidades, como instalar janelas em telhados, montar obras de arte em museus e realizar trabalhos subterrâneos.
Mini guindastes sobre esteiras permitem operações de guindaste em locais pequenos onde outras máquinas não podem entrar. Suas pequenas dimensões podem passar por portas normais e entrar em elevadores para realizar trabalhos de guindaste em andares mais altos sem arranhar o piso, graças às suas esteiras de borracha.
Além disso, modelos com motor elétrico e modelos alimentados por bateria que não emitem gases nocivos permitem uma operação segura em ambientes internos. Mini-rastreadores também podem ser usados ao acessar locais restritos, pois os ângulos e orientações dos estabilizadores do guindaste podem ser ajustados para se adequarem a uma variedade de locais.
Mini Super
A empresa de aluguel de guindastes sediada no Reino Unido, lançou recentemente o Sennebogen 613, um guindaste telescópico sobre esteiras com capacidade de 15 toneladas para o mercado de aluguel do Reino Unido e da Irlanda. As máquinas possuem um motor Tier 5 que atende a todos os requisitos dos regulamentos NRMM de Londres e HS2. Um deles já trabalhou no local HS2 do projeto ferroviário do Reino Unido em Old Oak Common, em Londres.
Em outro lugar no Reino Unido, um mini rastreador Sennebogen está trabalhando auxiliando na manutenção de um poço na Estação de Tratamento de Esgoto de Rye Mead, em Hertfordshire, para o cliente Barhale. A cabine de alta visão é ideal para trabalhar sobre eixos, proporcionando ao operador uma visão ideal, acrescenta o porta-voz.
Gama de opções
Um fabricante italiano possui vários mini guindastes sobre esteiras em sua linha. A empresa afirma que seu JF235, lançado no final de 2022, é um elo de corrente entre caminhões-guindastes e mini-guindastes. Esse modelo eleva a fasquia em comparação com o JF545, diz Jekko. O contrapeso, antes localizado externamente na parte traseira do guindaste, agora é embutido na estrutura para eliminar o espaço ocupado pela torre giratória na parte traseira da máquina.
O modelo está equipado com quatro estabilizadores independentes controlados diretamente pelo controle remoto. Cada estabilizador possui uma extensão dupla e pode girar de 0 a 45 graus. O nível de estabilidade é calculado automaticamente e exibido tanto no controle remoto quanto na tela de bordo, o que melhora a segurança e a estabilidade.
Equipado com lança principal de quatro extensões e lança de quatro extensões, pode levantar até 6.150 kg e atingir altura máxima de 15 metros com a lança principal e 25 metros com a lança. Ainda é compacto em tamanho, com apenas 4,74 metros de comprimento, 1,6 metros de largura e 2,6 metros de altura. Alimentado por um design híbrido, o guindaste possui um motor tradicional e um conjunto de energia elétrica.
A outra oferta mais recente da Jekko, seu mini guindaste SPX328, concentra-se na simplicidade e foi projetado para todos os operadores de guindaste de qualquer nível de habilidade. O guindaste sobre esteiras pesa 2,3 toneladas, tem capacidade de carga de 2,8 toneladas, altura máxima com lança principal de 10,5 metros e, com lança, de 12,8 metros. Este modelo tem 2,95 metros de comprimento, 1,61 metros de altura e é alimentado por baterias de íons de lítio. Ele também possui a primeira lança 100% elétrica, totalmente independente do sistema hidráulico do miniguindaste e operada com controle de rádio dedicado.
Soluções inteligentes
A tela sensível ao toque pode ser operada usando luvas de trabalho e exibe dados em tempo real, incluindo a carga útil máxima em um determinado ponto e a posição exata da carga. Possui função antichoque, o que significa que os operadores podem evitar que o peso de uma carga seja arrancado do solo durante o levantamento e possui função de autonivelamento que corrige automaticamente a posição.
Os trilhos do guindaste são acionados e possui sistema de recuperação de ganchos. Este sistema mantém o bloco da polia em uma posição firme durante o deslocamento com o guindaste, evitando que ele balance e bata. O gancho pode ser guardado dentro do braço sem removê-lo, o que reduz o tempo de inatividade e acelera a montagem.
Uma função de controle de velocidade da bomba permite o ajuste à velocidade do movimento e todos os acessórios do guindaste podem ser armazenados a bordo. No que diz respeito à estabilização, o guindaste possui três ângulos de rotação, dois ângulos de articulação e duas posições de extensão para cada estabilizador.
Movimentos verdes
Ter a possibilidade de ser elétrico é ideal para as capacidades dos mini guindastes sobre esteiras. A linha de mini rastreadores do Grupo GGR, com sede no Reino Unido, inclui seu guindaste articulado sobre esteiras TMC 525 com capacidade de 14 toneladas e altura máxima de elevação de 32 metros. Beneficia de um giro contínuo que proporciona um bom controle para a colocação da carga e pode viajar em terrenos acidentados ou irregulares e em declives. Os dados podem ser transmitidos ao operador através do transmissor de controle remoto durante as operações de elevação.
Agora existe uma versão elétrica. O TMC25 alimentado por bateria de íons de lítio mantém todas as dimensões compactas e potência de elevação da variante diesel, afirma GGR. Em outras partes do Reino Unido, a empresa de aluguel de guindastes City Lifting recebeu recentemente dois mini rastreadores Maeda – um CC985 e um CC1908.
O CC985 com capacidade de 4,8 toneladas oferece alturas de ponta de até 17,6 metros e possui uma extensão de lança telescópica opcional que pode levar a altura da ponta até 22 metros.
O CC1908 com capacidade de 8,1 toneladas tem altura máxima de ponta de 21,5 metros e raio máximo de 19,2 metros. É movido por um motor Stage V e pode transportar quase 4 toneladas. Seu tamanho compacto, com largura de 2,5 metros, garante o acesso a locais difíceis e possui recursos modernos de cabine, como tela sensível ao toque e câmera de segurança.
Essas mini maravilhas já estão provando seu valor em sites de todo o mundo e estão a caminho de uma popularidade ainda maior para uma ampla gama de projetos.
fonte: www.construcaolatinoamericana.com