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Qual a frequência para MANUTEÇÃO DE GUINDASTES?

A manutenção do guindaste já começa pela prevenção. A melhor maneira de evitar reparos no equipamento, é mantendo o operador treinado e preparado. Além disso, o equipamento deve passar constantemente por avaliação para garantir excelentes condições, seguindo todas as recomendações do fabricante. É preciso ainda seguir as normas técnicas: a norte-americana ASME B-30 e a ISO 9927:1, elaboradas pelos fabricantes, usuários e órgãos reguladores internacionais.

PREVENTIVA

Para que o equipamento seja seguro para o uso, indica-se que a equipe de manutenção utilize um histórico de todas as inspeções e manutenções. Recomenda-se também inspeção diária, antes do guindaste seguir para operação. É preciso checar o nível do óleo do motor e do óleo hidráulico, da água do radiador e dos níveis de óleo dos redutores de elevação.

No caso dos guindastes móveis, checar o nível de óleo (diesel e da transmissão) e os mecanismos de manuseio da carga (de elevação e de giro). Para os guindastes treliçados, checar a estrutura da lança, o ponto de fixação do cabo do moitão, a lubrificação e os componentes de desgaste.

O local de operação da máquina deve ser verificado, pois precisa ter 360 graus livres. Não pode haver obstrução mecânica no equipamento e os freios devem estar em excelentes condições.

Se precisar de manutenção, o indicado é tentar realizar no próprio campo para ganhar tempo com a desmontagem e evitar o transporte pelo custo e dificuldade do frete. Os fabricantes já indicam kits de manutenção pensando nisso.

CORRETIVA

As manutenções corretivas podem ser mais delicadas, envolvendo a estrutura do guindaste e, por isso, devem ser realizadas em oficinas. Os componentes devem ser protegidos e limpos antes da desmontagem do equipamento. E o motor deve ser desligado e as baterias retiradas antes de fazer a manutenção nos sistemas elétricos.

As estruturas soldadas dos elementos estruturais dos guindastes devem ser checadas com frequência, pois podem sofrer rachaduras com alto risco à operação. Por isso, a soldagem é uma manutenção corretiva. Os manuais e normas devem ser seguidos para não prejudicar a estrutura do equipamento. Lembrando da recomendação de desligar todo o sistema elétrico, a chave geral ou a bateria.

Os cabos de aço devem passar por inspeções periódicas. Na verificação diária para identificar corrosão, fios rompidos, distorcidos, esmagados e desgastados, principalmente nos pontos de tensão e no contato com as conexões e as polias. Para que tenham mais vida útil, deve-se evitar a liberação da carga de forma brusca e rápida.

A lubrificação dos cabos de aço é muito importante para reduzir o atrito interno e evitar a corrosão. O cabo deve ser limpo antes com uma escova de aço rígida e solvente, ar comprimido ou vapor. A lubrificação deve ser efetuada ainda nos componentes do motor, da transmissão, lança, suspensão e mesa de giro. Na lubrificação, outros itens que merecem atenção são os cilindros hidráulicos.

CHECK-LIST PARA INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO

  • Embreagem
  • Bomba hidráulica
  • Mangueira hidráulica com proteção de plástico
  • Filtro de óleo
  • Recorte da plataforma de giro
  • Cabos
  • Óleo no motor
  • Estrutura do chassi
  • Folga de correia
  • Roda dentada da plataforma de giro
  • Eixo do câmbio
  • Turbo compressor
  • Cabo e ponta da lança
  • Estrutura do chassi

A utilização do guindaste exige mão de obra especializada e o suporte de uma empresa qualificada em manutenção de equipamentos pesados. A E-PORT é especialista em oferecer as melhores soluções para equipamentos de movimentação de cargas, trabalhos em altura e içamentos. Com uma equipe altamente qualificada, executa todos os processos de maneira segura e eficiente.